Intraempreendedorismo
O que é intraempreendedorismo?
Você possivelmente já está familiarizado com a palavra empreendedorismo. Ela está associada à ideia de inovar e criar novos negócios no mercado.
Mas e o prefixo “intra”, o que ele muda no significado do termo?
O “intra” expressa a ideia de estar dentro. Sendo assim, o intraempreendedorismo é a disposição de identificar problemas e oportunidades e desenvolver soluções dentro da sua própria empresa.
Ou seja, é a capacidade de inovar dentro da própria organização que você já trabalha, e não criando um novo negócio ou projeto. É aquele famoso “trabalhar com senso de dono”, sabe?
Essa habilidade vem sendo cada vez mais requisitada no mercado de trabalho, sendo uma competência essencial para crescer e se desenvolver profissionalmente.
As origens do intraempreendedorismo
Por mais recente que esse conceito possa parecer, sua origem remonta ao século passado. O termo é creditado ao empreendedor, autor e inventor norte-americano Gifford Pinchot III
Em 1978, ele e sua esposa, Elizabeth Pinchot, escreveram um artigo utilizando a palavra pela primeira vez. Mais tarde, em 1985, ele lançou o livro Intrapreneuring: Why You Don’t Have to Leave the Corporation to Become an Entrepreneur para aprofundar o conceito.
Desde então, o termo intraempreendedorismo ganhou cada vez mais espaço nas discussões sobre mercado de trabalho, tornando-se uma das habilidades mais esperadas dos profissionais.
Tipos de intraempreendedorismo
Esse tipo de intraempreendedor vai agregar valor para a organização, gerando inovação e crescimento dentro da área de atuação da empresa.
Ou seja, nessas organizações, toda ideia está ligada diretamente àquilo que a organização já desempenha.
Intraempreendedorismo spin-off
Nesses casos, as ideias inovadoras servem para que a empresa expanda sua atuação ou inicie um projeto em uma nova área.
O termo “spin-off”, geralmente associado ao entretenimento, refere-se às propriedades intelectuais que não necessariamente estão ligadas à linha principal. No intraempreendedorismo, o raciocínio é semelhante.
Agora que você já sabe o que é intraempreendedorismo e quais os tipos, que tal entender quais características compõem um perfil intraempreendedor? Confira a seguir:
As principais características do intraempreendedor
São profissionais que enxergam oportunidades ao redor e trazem ideias para a equipe o tempo todo.
Coragem de assumir riscos
O profissional intraempreendedor é aquele que está preparado para assumir os possíveis erros durante o processo, tendo jogo de cintura para contorná-los, reter os aprendizados e encontrar o melhor caminho.
No fim das contas, os mais bem-sucedidos são aqueles que superam os obstáculos e usam as falhas para aumentar ainda mais sua performance.
Senso de dono
É ter responsabilidade sobre seus atos e sempre colocar o interesse da empresa como foco das suas decisões.
Os colaboradores que têm essa aptidão ajudam a empresa a inovar e a encontrar a melhor saída para problemas ou impasses.
Atitude colaborativa
Por isso, ele tem uma atitude colaborativa, trabalhando em equipe como ninguém e usando a colaboração como estratégia para implementar suas ideias com sucesso.
Exemplos de intraempreendedorismo para se inspirar
Botão curtir do Facebook
Foi uma ideia simples, mas que mudou a forma como os usuários interagem com publicações na rede social, influenciando até mesmo outras plataformas.
Gmail do Google
Foi assim que surgiu o provedor de email mais usado atualmente: o Gmail.
Muita gente não sabe, mas o email do Google começou como um projeto de intraempreendedorismo do então funcionário Paul Buchheit, sendo lançado em 2004.
A ideia foi inovadora pois aplicou a função de busca do Google à caixa de mensagens, além de oferecer mais espaço de armazenamento.
No início, era preciso de um convite para acessar o Gmail. Hoje, ele é essencial para usar outros produtos do Google.
Post-its da 3M
Essa multinacional permite que os colaboradores reservem 15% do tempo que passam no trabalho para criarem projetos de motivação pessoal. Hoje, a chamada regra dos 15% faz parte da cultura da empresa.
Foi assim que surgiu um dos produtos mais conhecidos da 3M: o amado post-it. Ele foi criado a partir da ideia do ex-funcionário Art Fry e lançado nos anos 1970.
Dreamworks, Kung Fu Panda e o programa de ideias para novas produções
Animações como Madagascar e Kung Fu Panda só saíram do papel graças à iniciativa Dreamworks de abrir espaço para que colaboradores desenvolvessem suas próprias ideias de roteiro e as apresentassem à organização.
McDonald’s e o McLanche Feliz
Você sabia que até o McLanche Feliz é uma iniciativa intraempreendedora?
O lanche foi desenvolvido a partir da ideia de de um gerente regional de uma unidade do McDonald’s da cidade de Saint Louis, em Minnesota, nos Estados Unidos.
Muito antes da rede de fast-food se tornar uma marca global, o gerente Dick Brams sugeriu um produto apenas para crianças e começou a vendê-lo em sua unidade. Dois anos depois, em 1979, toda a rede começou a comercializar o kit.
Em 2017, foram mais de 3,2 milhões de McLanches Feliz vendidos por dia em todo o mundo, gerando uma receita superior a U$3 bilhões para o McDonald ‘s ao longo daquele ano.
É isso que chamamos de uma boa sacada, não é mesmo?
Para saber mais sobre intraempreendedorismo clique no link da fonte: https://ead.pucpr.br/blog/intraempreendedorismo
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